A FERA AMANSADA (Shakespeare)
  • DATA | HORA28 setembro | 21h30
  • LOCAL CASA DAS ARTES
  • ENTRADA LIVRE Entrada livre, sujeita ao limite da lotação da sala. Por favor confirme a sua presença na Casa das Artes de Felgueiras, através do 255 340 340 ou bilheteira@casadasartesdefelgueiras.com. Reserva valida para levantamento até 30 minutos antes do inicio do espectáculo.

SINOPSE

A Fera Amansada é uma das maiores e mais controversas cómicas batalhas do sexo. A farsa gira à volta do cortejar de Petruquio, um caçador de fortunas e Catarina, uma mulher temperamental e de pelo na venta. Inicialmente Catarina não se mostra interessada no namoro, mas Petruquio sedu-la com uma série de truques psicológicos –“a domesticação”– até ela se sentir impelida a casar com ele.

O ESPETÁCULO

Shakespeare, o maior dramaturgo de língua inglesa, é acusado de pouca originalidade tendo, nomeadamente, plagiado Ovídio, Horácio, Lucrécio, usando mesmo excertos destes autores. Mas, ele não tinha, porém, medo de o fazer. Abria o arquivo da cultura clássica, reescrevia e moldava-o de maneira a que ali se visse modernidade. As suas peças falam de Reis, gente da corte, contudo, com um propósito único; o comportamento humano.

Os seus temas são clássicos, sendo por isso, intemporais, sentindo-se neles constante actualidade. Do mesmo modo que Shakespeare se inspirou nos textos dos grandes autores da Antiguidade, também as suas peças de teatro, nos permitem a constante adaptação ao meio e à época em que vivamos. A obra de Shakespeare sobreviveu ao longo destes últimos quatro séculos, irá certamente continuar a sobreviver a muito mais do que lhe façamos. No dia 23 de abril de 2016 comemoram-se os 400 anos da morte deste autor, uma efeméride que não quisemos deixar passar em claro e, para a qual, agendámos a criação de “A Fera Amansada”, ficando a direcção a cargo do encenador inglês, John Mowat.

Vídeos